lunes, 19 de octubre de 2009

León, uma cidade cheia de história

Hoje falo da cidade onde nasci e onde vivo.

"Leão (em castelhano León, em Leonês Llión) é um município da Espanha, capital da província de Leão, na comunidade autónoma de Castela e Leão, noroeste da Espanha. Sua população de 136.985 habitantes (2006).

É famosa por sua catedral gótica, e por diversos outros monumentos e edifícios, como a Basílica de Santo Isidoro, onde está o Panteão Real, o mausoléu ricamente decorado no qual foi enterrada a família real do reino medieval de Leão (León), e que também possui uma das melhores coleções do mundo de pinturas românicas; a Casa de Botines, uma das primeiras obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí, ocupada atualmente por um banco; o Mosteiro de São Marcos, originalmente a sede da Ordem Militar de Santiago, construída no século XVI; ou o novo MUSAC, Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão.



Catedral.


León é a sede do MUSAC (Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão). O edifício que abriga o museu apresenta uma impressionante estrutura modernista, projetada pela equipe de arquitetos Mansilla & Tuñón.


MUSAC.

Outros pontos de interesse incluem o Barrio Humedo ("Bairro Úmido"), o bairro boêmio, e a Plaza del Grano ("Praça do Grão").


Entre os costumes leoneses, se destaca a Semana Santa, durante a qual ocorrem diversas procissões pelo centro da cidade, como a chamada Procissão do Encontro, que encena o encontro em três grupos que representam São João, a Virgem Maria e Jesus Cristo, na esplanada em frente à catedral da cidade. Também é associada com a Semana Santa a procissão pagã pelo enterro de Genarín, um homem pobre que teria sido atropelado pelo primeiro caminhão de lixo de León."
Fonte: Wikipedia



San Genarín.



Isso faz parte da história da minha cidade, mas o que eu realmente gosto é o meu passeio pelas suas ruas estreitas, vá para tapas no Bairro Úmido, sinta-se a passagem das estações e descobrir novos lugares.